terça-feira, 15 de junho de 2010

Por falta de algo melhor inventei a minha liberdade

O termo liberdade sempre me remeta a um conceito amplo.


Me lembra correntes quebradas, laços rompidos, dogmas partidos, passados esquecidos, mas...
Liberdade acaba sendo por tantas vezes o que nem mesmo queremos, o que nem sempre estamos prontos para nos doarmos.

Precisamos muitas vezes de um sentimento patriarcal de proteção, onde nem sempre a liberdade literal pode estar presente.
Quantas e quantas pessoas se dizem livres mas preferem trabalhar com carteira assinada, quantos saem dessa prisão e caem em outra e mais outra e mais outra, mudamos de crença em busca de sermos livres, de namoradas, ficantes, maridos, esposas, amantes, pela dita liberdade que nem queremos.

Então o conceito de ser livre cai por terra pois sendo seres sociais nunca seremos realmente livres, então a liberdade se torna algo apenas conceitual, algo que se limita ao direito de ir e vir, abrindo ora alguns desafios e outras vezes fechando outros.

Por falta de ter o que fazer, inventei essa liberdade, a de questionar o que é ser livre.

Abraços encapetados.

Um comentário:

  1. Gosto de ler o que escreves...Liberdade é um tema que me fascina.Ao mesmo tempo que afirmo ser livre tenho elos invisíveis,reforçados ao longo do tempo que impedem o voo...(rsrsrs) E assim caminhamos.... bjs

    ResponderExcluir